Arroz Branco é Proibido na Dieta?

Você começou a fazer dieta e não sabe qual dos dois escolher, em qual momento utilizar. Muita gente sem auxílio acaba cortando o arroz em 100%. Outros, comem apenas o arroz integral. Mas será que de fato há uma diferença muito grande entre os dois? Será que o arroz branco é o vilão de fato de todas as dietas e o arroz integral é o salvador da pátria? Dá para emagrecer comendo arroz branco?


Como sempre analisamos os fatos, a ciência e os dados, as vantagens e desvantagens de cada um e como utilizar no seu dia-a-dia.



O Que é INTEGRAL?

Supers, quando o termo INTEGRAL está associado à algum alimento quer dizer que ele está presente em sua integralidade, completo, e passou por menos processos químicos do que um alimento não-integral.

Como você deve imaginar, o arroz branco passa então por mais processos, o que faz com que ele perca alguns nutrientes ao longo do caminho. Para a nossa matéria, o mais importante deles é a fibra do arroz.

E todo mundo ouve falar de fibra fibra fibra, mas para que ela serve?


Fibras - para quê eu quero isso?

Nós temos dois tipos de fibras - solúveis e insolúveis, e o próprio nome já indica as suas diferenças. As fibras solúveis vão reter água, o que vai provocar mais saciedade enquanto você se alimenta. E, lembre-se: nossa acompanhante que hora ou outra aparece no processo de emagrecimento é a FOME e, se conseguirmos driblá-la usando fibras, ganhamos a batalha! Além disso, elas controlam a famosa glicose - e tudo que a gente não quer durante o emagrecimento são picos e vales de glicose no nosso sangue.

Já as insolúveis, como não se misturam, vão atuar no intestino formando seu bolo fecal a auxiliando nos movimentos do seu intestino.

Ou seja, as fibras vão te ajudar E MUITO no processo de perda de peso e na dieta.

E, como já falamos antes, o arroz integral vai te dar mais fibras do que o arroz branco.

Mas calma: quanto a mais? Não dá para substituir?


Diferenças Entre o Arroz Branco e o Arroz Integral

Nós vamos comparar 5 características principais: as quantidades de Carboidratos, Proteínas, Gorduras, Fibras e Calorias. Todas as comparações serão em 100 gramas de alimento cozido


Carboidratos

Arroz Integral = 26g

Arroz Branco = 28g


Proteínas

Arroz Integral = 2,6g

Arroz Branco = 2,5g


Gorduras

Arroz Integral = 1g

Arroz Branco = 0,2g


Calorias

Arroz Integral = 124kcal

Arroz Branco = 129kcal


Fibras

Arroz Integral = 0,54g

Arroz Branco = 0,20g


Veredito:

Podemos concluir que a diferença entre o arroz branco e o arroz integral é mínima. A maior diferença é de fato nas fibras, mas nem é tanta assim. Isso pode ser compensado com uma boa salada de folhas ou vegetais mais fibrosos (couve-flor, brócolis) e a quantidade de fibras será alcançada sem grande aumento calórico.


Portanto, não há grande diferença para a sua dieta entre Arroz Integral e Arroz Branco. Eu, particularmente, prefiro o sabor do Arroz Integral, mas, caso queira usar o arroz branco, é só adicionar uma grande quantidade de saladas ao lado que esse seu arroz branco "vira" um arroz integral!


E aí Super, gostou dessa comparação?


Não esqueçam que ainda temos vagas para as 10 Super-Semanas em Janeiro!

Inscreva-se pelo link www.bit.lu/super10semanas


Até a Próxima,

Foco e Paz

0 visualização

© 2020 by SUPER ME FITNESS.

Worldwide Fitness Coaching Company based in London, United Kigdom.

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Icon